segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Pedra do Baú "Escalada Brasil"

Foto: M.Marques
Localizada no município de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú é uma fantástica formação rochosa destacando-se na Serra da Mantiqueira entre a exuberante Mata Atlântica. Suas escarpas chegam a até 350 m de altura e seu cume está a 1950m de altitude.
Do seu topo do Baú pode-se apreciar a impressionante vista de 360 graus.

Foto: M.Marques
Do topo avista-se o belo vale do Paiol e a maravilhosa serra entre São Paulo e Minas Gerais. A paisagem traz sensação de paz e liberdade e pode ser desfrutada com toda segurança e com muita informação sobre a região.

Face norte (lado de São Bento)

No Bauzinho há vias maiores, como a 'V de Vingança' que tem cerca de 200 metros de altura. Ao lado desta via já há outras mais exigentes, como a 'Neurônios Fritos' que tem um enorme teto em A3 seguido por uma enfiada em livre de sétimo grau. Apesar da dificuldade, por ser uma via curta demora-se somente um dia inteiro para escalá-la, ao contrário das vias do Baú.

Via V de Vingança
No Baú ficam os únicos big walls de São Paulo. O primeiro deles foi a via 'Domingos Giobbi', conquistada em 1989 que tem lances de A3 em cliffs de agarra podre, assim como a 'Distraídos venceremos' a maior via do morro com enfiada crux igualmente difícil. Estas são escaladas que se realizam quase sempre em dois dias, pois a parede é demasiadamente grande e os lances em artificial demasiadamente delicados para serem escalados mais rápidos.

Por: M.Marques
milton@mxb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário