domingo, 5 de abril de 2009

News Aconcágua Temporada 2008

A imagem de Mendoza e Campanini golpearam duramente o Aconcágua. Os ataques aos turistas estrangeiros e um vídeo da morte do guia colocar a cerro no centro da controversia. Com quase 600 menor renda, 31 vão fechar a temporada com recorde baixo em muitos anos.


Foto: Milton Marques

Helicóptero de serviço Parque Aconcágua. 

Em uma época marcada pela tragédia e polêmica no Cerro Aconcagua -6 pessoas morreram, a crise global e insegurança em Mendoza incontroláveis lugar este ano prevê mais de 8% o número de alpinistas que visitaram o gigante americano. A informação foi confirmada pelo chefe da Delegação do Parque Nacional Aconcagua Horcones Ruben Masarelli que notar que, embora oficialmente a temporada termina em 31 mar, a 15 deste mês, o número de visitantes ascendeu a 6.723, em comparação com 7398, que Aconcagua chegou na temporada 2007-2008. "Ela ainda não terminar a temporada, porque 15 a 31 mar é o que é chamado de inverno especiais. No entanto, ela deve ser estimada, neste momento não vai chegar a mais de 100 turistas, de modo a que no final do período, em comparação à última temporada, diminuíram significativamente o número de visitantes ", observou Masarelli. As razões, de acordo com a carga pode ser várias, mas duas que se destacam mais do que outros: a crise global e insegurança. "Após o terrível incidente onde estupraram uma turista alemã na esquina de São Vicente e Juan Zapata, muitas empresas sofreram um declínio significativo nas reservas de viagens e as compras, porque eles começaram a alertar todos sobre uma Mendoza muito perigoso", acrescentou Massarelli, que enfatizou que, de acordo com o seu critério, os dramas desta temporada não tiveram efeito sobre o visitante números. Além disso, o operador do descolamento disse que 90% dos alpinistas que chegaram durante estes 4 meses foram extrangeiros ao Aconcágua, embora salientando que um total de 290 tiveram de ser evacuados, incluindo todos os campos. Do total de 6.723 escaladores chegados, a grande maioria-4004-comprado licenças para a promoção para o Cerro, enquanto que 1434 foi o mesmo para caminhadas curtas. Rising tal como sublinhou Masarelli, eles recolhidos uma média de 4 milhões de pesos. "Embora os números ainda não estão fechadas, para a permissão de cobrar um valor médio de 1,000 pesos multiplicados pelas 4.000 pessoas que aplicaram para a promoção, para um total de 4 milhões de pesos. Mas esta é apenas uma estimativa porque as taxas variam de 500 pesos para turistas domésticos e 1.500 para os estrangeiros.


Confluencia 3300 m.s.m Foto: Milton Marques
Morto
Quando ela viu um forte aumento durante este infeliz período, em comparação com a anterior foi em um o número de mortes. É que, enquanto no período anterior apenas uma pessoa morreu ao tentar escalar o Monte, este ano o número de alpinistas mortos e chega a 6, quando 8 dias restantes para o encerramento oficial da temporada. Desde o início da temporada 2008-2009 -15 novembro até 15 de março de 6 alpinistas morreram tentando cimeira Aconcágua. O primeiro foi o alemão Stephan Geramin (42), que morreu na sexta-feira, 2 jan.. Em seguida, no mesmo episódio, morreram italiana Elena Senin (38) e guia Mendoza Federico Campanini, cujo caso desencadeou uma controvérsia aquecido. A quarta vítima fatal foi o Inglês alpinista Michael fleem (42), enquanto na sexta-feira, 16 jan. Arthur D'Lisle (51) morreu quando ele foi retirado da área denominada "A Luz" pelo salvamento patrulha. A lista irá crescer se você adicionar o francês Pierre Tyen Ben (31), cujo corpo ainda não foi encontrado por resgate, mas, como enfatizado pelo chefe do Rescue Patrol, Antonio Ibaceta, acredita-se ser na área do Glaciar dos polacos, mas não encontraram vestígios de seu equipamento no caminho para esta área de difícil acesso. "É muito provável que seja morto, mas mesmo que não seja o seu corpo, é a falta", disse o chefe. Problemas mais freqüentes

Ibaceta, que assumiu a chefia da patrulha após passar Párraga com a controvérsia sobre o caso Campanini, também fez um balanço da temporada 2008 - 2009 no que diz respeito às tarefas de comando do grupo. "No que diz respeito à escaladores que abandonaram os campos para o cume do Aconcágua, nesta temporada foram evacuados na rota para o cume 35 a 40 pessoas entre Plaza de Mulas e o cume, não contando os mortos "Ibaceta salientou. No que diz respeito aos problemas mais comuns entre os evacuados, o chefe de patrulha destacou os quadros que apresentam as vítimas tendem a estar extrema exaustas, desidratadas e, as vezes, desvia-se, e se perdem por descer muito tarde.

Fonte: Los Andes
contato@miltonmarques.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário